quarta-feira, 9 de abril de 2014

Amigos da Educação Infantil


Não, hoje não é um dia especial, é apenas outro dia comum. Tampouco, estamos perto do dia dos professores ou daquele mês em que todos lembram de que existe um ser que enfrenta dia a dia as ardências de ser professor em um país onde a Educação não é prioridade, afinal povo consciente é muito “perigoso”.

Mas é o dia que eu escolhi para lembrar, parabenizar e aplaudir um professor que está na base de toda a escolaridade que se seguirá. Ele será lembrado como o primeiro professor, aquele que ajudou você quando criança a confiar na escola, aquele que te ensinou, que mesmo que demore, o papai, a mamãe, a vovó ou mesma aquela tia sempre vai vim te buscar, porque te ama e te quer por perto, aquele que te contou histórias e que te ensinou músicas que você provavelmente contará e cantará à seus filhos, aquele que te ensinou tantas coisas simplesmente através da brincadeira, brincadeira no parque, na areia, com lama, aquele que te mostrou o mundo em texturas, em cores, em cheiros, aquele que foi talvez a primeira pessoa com quem você ficou, sem ser a “mamãe”. Sim, eu estou falando do professor de educação infantil.

Por isso, minhas amigas professoras, eu sei que assim como eu, vocês escolheram esta profissão, muito mais do que por paixão, mas por acreditarem que é na Educação Infantil, que temos a criança no seu estado mais importante de desenvolvimento.

Não, definitivamente Educação Infantil não é “brincadeira”, e não se faz escola de qualidade com improvisos. A escola de Educação Infantil tem que ser pensada dentro de um espaço que garanta a segurança, o cuidado e privilegie o desenvolvimento da criança de forma plena e saudável.

Portanto, é fundamental que se discuta a formação de turmas dentro de um limite de alunos por professor e de acordo com a capacidade dos espaços e que se garanta auxiliares nas escolas para apoiar as turmas com crianças pequenas. Ainda que legalmente não tenhamos amparo, o Brasil já avançou em orientações que definem como ideal a relação de crianças por adulto. Conforme a apostila do MEC de 2013 “Dúvidas mais frequentes sobre educação infantil” é indicado o seguinte parâmetro para a formação de turmas: 0 a 1 ano - 6 a 8 crianças; 2 a 3 anos – 15 crianças; 4 e 5 anos – 20 crianças.

Eu espero sinceramente que o município encontre caminhos para a solução de falta de vagas, porém garantindo o bem-estar de nossas crianças e a saúde de nossos professores.

Angela Edilaine Lemos de Campos - professora de Educação Infantil

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