terça-feira, 4 de março de 2014

Mordidas: E agora o que fazer?

       

          imagem http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/fase-mordidas-686656.shtml


       Quem trabalha com crianças muito pequenas, sabe que este assunto assusta pais e professores. Apesar de não ter como evitar, é muito constrangedor para o professor entregar o filho mordido aos pais. Portanto, decidi criar este tópico com o objetivo de compartilhar algumas dicas que estão disponíveis e que podem ajudar a todos a entender melhor esta situação.

Por que as crianças mordem?

         Existem algumas teorias que explicam as mordidas de diversas formas. Porém, a explicação que mais me convence é o fato de que a mordida é uma forma de expressão e comunicação utilizada pela criança que ainda não se apropriou de outras maneiras para expressar ou comunicar seus sentimentos, suas angústias, suas raivas ou seus desejos, enfim  enquanto a criança não desenvolve outras formas de comunicação e expressão ela se utiliza de meios físicos, como a mordida, para conseguir aquilo que quer, ou seja, um brinquedo, um chega pra lá, e porque não, um eu adoro você.  Aqui vale ressaltar que a mordida também é um comportamento aprendido, às vezes com a própria mãe, que morde por brincadeira, com os irmãos mais velhos e até mesmo com outros colegas da turma.


E o que fazer quando ocorre as mordidas

Evitar mordidas em turmas de crianças pequenas é quase impossível, mas garimpando a internet e pensando um pouquinho sobre a minha prática, listei algumas atitudes que podem ser feitas para amenizar não só as mordidas, mas também os problemas que as mordidas trazem.


  • em primeiro lugar é necessário manter um diálogo aberto com os pais, discutir o tema em reuniões pode ser útil, porém sem nunca citar nomes de crianças, o importante é deixar claro que isto pode ocorrer com qualquer criança, tanto morder como ser mordida. Também podem ser distribuídos textos informativos sobre o tema.


  • ensinar novas maneiras de se expressar à criança também ajudará a fazer com que ela substitua a mordida. Portanto, vale ressaltar que o desenvolvimento da linguagem trará à criança novas capacidades de expressão e comunicação.

  • o que eu percebo também na minha prática com crianças pequenas, é que quando uma criança morde, ela geralmente volta a morder, às vezes no mesmo dia, por isso, vale a pena aumentar a atenção sobre esta criança, principalmente em momentos em que podem surgir conflitos como na hora da divisão de um brinquedo.


  • enfim, eu acredito que a criança precisa saber que aquilo que ela fez não foi legal, e para isso a única forma é falando com a criança sobre a sua atitude, mostrando uma postura séria e firme.

Quem quiser saber mais informações acesse o link: 

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI16025-15069,00.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário